BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A falta de ética nos posiciona num nível descabido e desolador



Intrepto da condulta respeitadora, creio que a ética deve estar presente no dia a dia de todos, sobretudo, nos momentos de competitividade, quando o poder avassalador do desejo de vencer, ultrapassa todos os limites da respeitabilidade. Sendo professor, não mim permito conceber sob nenhuma égide, o desrrespeito ao colega de trabalho. Muitos autores definem a ética profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Seria a ação "reguladora" da ética agindo no desempenho das profissões, fazendo com que o profissional respeite seu semelhante quando no exercício da sua profissão.
A ética profissional estudaria e regularia o relacionamento do profissional, visando a dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sócio-cultural onde exerce sua profissão.
Ela atinge todas as profissões e quando falamos de ética profissional estamos nos referindo ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão a partir de estatutos e códigos específicos. No nosso caso, como sendo professores e formadores natos de opinião, temos uma enorme responsabilidade com as centenas e por vezes milhares de alunos, os quais se espelham na prática cotidiana do profissional / professor. Portanto, cuidado com o seu comportamento colega, o equilíbrio deve pautar a nossa conduta.

Nenhum comentário: